domingo, 10 de abril de 2011

OGM - Organismos Geneticamente Modificados


OGM são organismos geneticamente modificados, ou seja, organismos em que o seu genoma foi manipulado através da engenharia genética para poder favorecer alguma característica desejada.


Transgénico diferente de OGM:

Um transgénico é um organismo que possui uma sequência de DNA, ou parte do DNA de outro organismo, pode até ser de uma espécie diferente. 
Enquanto um OGM é um organismo que foi modificado geneticamente, mas que não recebeu nenhuma região de outro organismo.





Prós e Contras dos OMG



PRÓS:

    melhoramento das propriedades nutritivas:
    produção em grande número de vários alimentos;
    aumento da resistência das novas espécies a pragas e doenças;
    resistência a herbicidas;
    maior tolerância a condições ambientais adversas;
    produção de espécies com novas características.

CONTRAS:

    ervas daninhas tornam-se mais resistentes, o que pode dar origem a novas doenças;
    potencial aumento dos sintomas de alergias a certos alimentos;
    empobrecimento da biodiversidade;
    aparecimento de novos vírus na Natureza;
    prejudicial no tratamento de doenças em homens e animais, devido aos genes resistentes a antibióticos em várias plantações.



Exemplos:


SOJA
Provavelmente é o alimento transgénico que existe em maiores quantidades pelo mundo (como o trigo).  
A soja transgénica mais conhecida e plantada é aquela que recebeu um gene de uma bactéria que existe no solo (Agrobacterium tumefaciens) e que lhe confere resistência a herbicidas. 




MILHO 

É também conhecido por milho BT, pois o gene inserido na planta provém de uma bactéria chamada “bacillus thuringiensis”. Esta bactéria produz uma espécie de “veneno” que mata os insectos após estes se alimentarem do milho. Esta técnica permite que deixe de haver destruição dos campos por parte dos insectos, e assim deixa de ser necessário percorrer os campos com um pulverizador tóxico.


ALGODÃO
Produto transgénico comercializado, em que as enzimas introduzidas oferecem uma maior resistência contra larvas e contra herbicidas. 
O objectivo desta produção é reduzir as perdas de algodão devido a ataques de insectos, e redução na utilização de herbicidas.



COLZA 
É uma planta de onde é extraído o azeite de colza, que é utilizado na produção de biodiesel. O gene inserido na colza adiciona a capacidade de resistência a vários tipos de pesticidas. O gene é retirado de uma bactéria que possui resistência a vários produtos tóxicos. Assim quando a plantação for pulverizada ocorre a destruição da maior parte de pestes e não há modificação na planta.

                                                     
ARROZ DOURADO

Possui dois genes retirados de narcisos (plantas de inverno) e um gene retirado de uma bactéria, estes codificam uma substancia chamada beta-caroteno, que é precursor da vitamina A. Assim o arroz é fortalecido com vitamina A, sendo considerado como uma vantagem específica para os países subdesenvolvidos, que tem uma fraca em alimentação e carenciada de vitaminas como esta.


A minha opinião:


Eu considero que é necessário ter mais cuidado na produção dos OMG, ou seja, que não devem ser produzidas grandes variedades destes organismos e, que só o façam mesmo quando acharem que as vantagens  (e não estou a falar em vantagens económicas) são bastante superiores às desvantagens. Pois apesar de todas as vantagens, ainda não são conhecidos realmente os efeitos a longo prazo que estes organismos podem provocar na saúde dos Homens, e até mesmo nos outros animais ou na Terra.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisa