sábado, 9 de abril de 2011

Bibliotecas de genes ou bibliotecas genómicas

Uma biblioteca de genes é uma colecção de fragmentos de DNA de uma determinada espécie de organismo que são clonados após terem sido inseridos num hospedeiro. 
Pode ser conseguida através da produção de DNA recombinante ou DNA complementar.

É suposto que uma biblioteca seja representativa de todos os genes do organismo, sendo muito útil quando se pretende isolar um gene específico. Assim, torna-se claro que quando se quer clonar um determinado gene ou o cDNA das mensagens por ele codificadas (mRNA) é necessário a construção de colecções de genes recombinantes. Se estes forem obtidos a partir do DNA genómico, sendo portadores de moléculas representantes de todo o genoma, constituem uma biblioteca genómica; uma biblioteca de cDNA é uma colecção de clones de DNA complementar. 

Uma biblioteca de genes pode ser uma colónia de bactérias ou placas de fagos com DNA recombinante. Esta inclui sequências de um conjunto muito grande, como o genoma inteiro de um organismo, sequências expressas de um tipo celular particular ou sequências presentes num fragmento de DNA.



Vantagens: 

A existência destas bibliotecas permite acelerar os processos laboratoriais, uma vez que os genes armazenados ficam disponíveis para posteriores utilizações, evitando desta forma as primeiras etapas do processo de isolamento de genes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisa