terça-feira, 15 de março de 2011

Mutações - Mutação de gene pode explicar por que algumas pessoas dormem menos

A mutação de um gene poderá explicar por que algumas pessoas precisam dormir menos do que outras, revela um estudo publicado na revista "Science"
Foi descoberto durante um amplo estudo sobre o sono, um gene com uma mutação, presente em mãe e filha que precisavam dormir apenas seis horas por noite.


O tempo médio de sono necessário a cada pessoa varia muito, pode oscilar entre seis e mais de nove horas. Mas a necessidade de dormir mais ou menos é uma característica hereditária. 


A análise de um gene, o DEC2, conhecido por regular os ciclos do sono, revelou mutações nas duas mulheres. Para confirmar a hipótese, os investigadores introduziram este gene mutante no organismo de ratos e vigiaram o sono dos animais. Quando compararam os ciclos de sono e a actividade cerebral dos animais, perceberam que não só dormiram menos como, por outro lado, precisaram de menos tempo para se recuperar de um período sem dormir.
O gene DEC2 "pode estar envolvido na modulação da quantidade de sono e no processo de ser manter desperto". 

A mutação genética em questão é "provavelmente rara", mas o estudo dá novas pistas para estudar os efeitos do sono na saúde humana.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisa